segunda-feira, 25 de junho de 2012

Minha receita preferida de Focaccia!!!

Por muitas vezes eu tentei fazer Focaccia, esse pão quase pizza que pode ser feito de tantos sabores diferentes e deliciosos, e por muitas vezes eu joguei fora farinha e tempo porque nunca ficava como eu queria. Até que eu achei essa receita e desde então ela se tornou a minha receita de Focaccia oficial.
É uma receita base então vocês podem colocar em cima o que quiserem: azeitonas, alecrim, cebola, verduras, etc.. Mais uma vez fica pela criatividade e vontade do "chef" :-)
O importante é deixar a massa crescer bem antes de colocar no forno, senão a Focaccia vem baixinha e dura. Tem que ter um pouquinho de paciência (talvez era esse o "ingrediente" que me faltava).

-500g de farinha de trigo
-5g de sal (uma colher de chá)
-14g de fermento biológico seco
-250ml de água. Talvez precise de um pouquinho mais de água. Não tenham medo de "acertar" a massa que deve ser elástica e não grudar nas mãos, mas não pode ser muito dura.

Misturar tudo e sovar por 30 minutos a mão ou 15 minutos na batedeira (só se for a planetária com o "gancho" pra pão.
Colocar um pouco de azeite na forma e deixar a massa crescer ali dentro por vinte minutos.
Ajeitar a massa na forma e fazer pequenos buracos com a ponta dos dedos. Regar com uma boa quantidade de azeite de oliva (de boa qualidade) e com um pouquinho de sal grosso.
Deixar crescer de novo por 40 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.
Assar em forno pre aquecido a 180 graus por 10-15 minutos ou até que a Focaccia esteja dourada.
Quando sair do forno dá pra colocar mais "uns fios" de azeite, pra ficar brilhosa e ainda mais perfumada.

Um comentário: