quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sentimento bom


Hoje conheci uma cidade onde eu moraria fácil, fácil...Lyon, uma das maiores cidades francesas que fica na região dos Alpes..não posso dizer que é linda, maravilhosa e glamourosa como Paris, mas aqui tem o que, pra mim, não existe em Paris: o algo mais..aquilo que faz com que a gente se sinta bem, se sinta em casa. Não sei se isso vem das pessoas ou se vem da própria cidade, como se fosse a alma, o espírito que cada lugar tem..talvez a palavra certa seja "aura". Mas acho que "energia" resume bem o que eu quero dizer.


Sabe aquilo que acontece algumas vezes quando conhecemos certas pessoas? com algumas encontramos afinidades no primeiro minutos, com outras "o nosso santo não bate". Acho que com os lugares isso acontece da mesma forma. Em alguns lugares nos sentimos bem como se estivéssemos em casa...foi isso que aconteceu no meu caso, o "meu santo bateu com o santo de Lyon".


Confesso que quando planejamos essa viagem de final de ano, Lyon era a cidade que menos me atraía. Fora a parte gastronômica, que é incontestável (Lyon é o berço da cozinha francesa), a idéia de vir pra cá não era lá muito entusiasmante. E talvez tenha sido isso, talvez o fato de ter chegado aqui sem expectativa nenhuma tenha me feito gostar tanto da cidade.


Saí caminhando pelo centro, procurando pelas vitrines das patisseries e boulangeries..mesmo que não se compre nada, as vitrines já são um agrado e tanto pra quem é apaixonado por comida. Quando me dei conta já estava lá, no meio do povo, caminhando feliz e relaxada daquele jeito que só fazemos em lugares que conhecemos bem. Lyon me acolheu, me recebeu bem. Aliás, as pessoas daqui também parecem ser bem mais cordiais que em Paris, ou em Genebra...todos os atendentes foram simpáticos e não fizeram cara feia quando eu disse que não sabia falar francês.


No meio do caminho encontrei uma fruteira cheia de coisas fresquinhas..não tive dúvidas na hora de escolher minhas lichias...afinal, nem sempre se acha lichias frescas por aí..pelo menos não no Brasil.


Mais adiante não resisti e comprei um macaron au praline..nhammm..delícia! Mas tudo bem, as resoluções de ano novo estão aí pra isso. Assim que voltar pra Londres eu vôo pra academia e tento correr atrás do prejuízo..ou melhor, do estrago que esses oito dias de viagem (no inverno) pela Europa estão fazendo comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário