segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comer bem é o melhor remédio.




E eu disse comer BEM, não comer MUITO..se bem que quando a comida é boa, ou variada, fica difícil manter a linha. Eu que o diga nessa nossa viagem! Mas, pra me abster de tamanha culpa, eu prefiro dizer que fiz tudo em prol do meu trabalho. Que todo o sacrifício não foi mais do que pesquisa de campo. Sacrifício vai ser agora, pra perder tudo o que essas experiências gastronômicas "me proporcinaram". Mas, valeu a pena..valeu muito a pena. Nessa viagem, vi, provei e provei de novo muitas das coisas que eu tinha aprendido quando fiz meu curso..e coisas que já tinha ouvido falar, mas que nunca havia visto ou provado. Coisas clássicas, de cozinha tradicional, local..muito bom, muita inspiração e aprendizado.


Inicialmente, ficamos 3 dias em Genebra. A cidade é legal, mas eu esperava muito mais, afinal, da Suíça sempre se espera montanhas linhas, neve, lagos...é claro que tem tudo isso, mas não em todos os cantos, como imaginamos. Chegamos na véspera de Natal. A cidade estava com aquele ar de "tudo fechando ao mesmo tempo as cinco da tarde". Quando saímos para jantar não encontramos nada aberto. Eu já estava começando a imaginar que passaríamos a noite num desses kebab´s da vida, quando pegamos um ônibus qualquer e descemos numa parada qualquer (pq o bus já tava indo pro meio do nada) e na esquina vimos um restaurante aberto. Tava todo iluminado, decorado pro Natal. Nem pensamos duas vezes, entramos restaurante a dentro sem nem olhar preço e cardápio.


Pra nossa sorte, foi uma das melhores refeições que fizemos durante a viagem. Tudo super bem feito e tudo delicioso. A entrada foi um carpacio de salmão defumado com alcaparras. Até o Adriano que não é muito chegado nessas coisas, adorou..disse: " que peixe bommm"..o que a fome não faz nas pessoas, hehehe... depois do salmão, veio um fettucine caseiro com camarão e um molho delicioso de nata. Pra limpar o paladar, depois da massa, nos foi servido um sorbet de limão (uma generosa bola) dentro de uma taça com um licor, que eu não identifiquei qual era, mas me pareceu Grand Manier. A seguir veio o prato principal: entrecot com um molho madeira com cogumelos morel...hummm, que delícia. A carne perfeitamente grelhada, no ponto..acompanha por batatinhas crocantes e vagens francesas. Uma delícia. No final, como eu tava esperando uma sobremesa à altura de tudo que havíamos comido, o tal "buch de Noel " (um tipo de rocambole) que nos serviram, deixou a desejar..ou talvez eu é que já tivesse comido demais mesmo.

Enfim, saí de lá feliz da vida, me sentindo plenamente satisfeita na véspera de Natal que a princípio nos fez achar que comeríamos o tão temido "kebab".

Aliás, o tal kebab foi a nossa janta no dia seguinte, quando realmente tudo estava fechado e não nos restou outra opção! e foi triste, uma experiência nada agradável. Ainda mais porque eu não entendi o inglês do francês (árabe, turco..não sei) quando este perguntou se eu queria "hot sauce"..como era vermelho, preferi adivinhar que era tomato sauce e me ferrei...ou melhor, nos ferramos...o Adriano, coitado, suava como se estivesse correndo uma maratona. Saímos de lá com sede e mal humorados...e prometendo que nunca mais entraríamos num "Kebab da vida".

De Genebra, as experiências gastronômicas seguem para Chamonix - Mont Blanc...uma cidadezinha linda que fica na França, mas que faz fronteira com a Suiça, e Itália...mas isso é assunto para um próximo capítulo!!!
P.S. Sorry, mas não aguentei e tive que comer um pedacinho da carne e da batata antes de tirar a foto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário