quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Meu tempo (ótimo) no Bistrô da Rua




Hoje eu não ia escrever, mas assim que percebi que ganhei uns "fregueses" me emocionei e mudei de idéia.


Vou retomar o assunto "Bistro da Rua", que sempre me trará boas recordações.


No último post sobre o Bistro, esqueci de contar que na verdade eu comecei a trabalhar lá porque fui a escolhida da turma, fui a escolhida dentre todos os alunos (da minha turma) que tinham feito estágio lá naquele semestre. Me desculpem a modéstia, mas isso me deixou tão feliz e orgulhosa de mim mesma, que não podia deixar de partilhar com vocês. Lembro que no início do curso, a coordenadora da escola falou que o Chef Osvaldo (querido) iria escolher um dos alunos que estagiassem lá, para ser efetivado. Na época eu nem dei bola, porque na minha cabeça doida estava a idéia de fazer aquele curso para ter uma base e poder abrir meu negócio de buffet para festas. No meio do estágio eu comecei a me apaixonar por tudo aquilo e a competitividade tomou conta de mim. Nessa altura do campeonato eu queria muito ser a escolhida. Queria ser a escolhida por dois motivos: um nobre (eu queria muito trabalhar lá) e outro nem tanto (queria ter o gostinho de ter sido "a melhor"). Deu certo! Dia 4 de janeiro eu estava lá, feliz da vida (e nervosa) fazendo parte do time.


Falando em querer ser " a melhor", sinceramente, não sei se acho isso errado. Acho que temos que querer ser " os melhores" em tudo aquilo que fazemos...Algumas vezes seremos, outras não..o que importa é o meio do caminho. Não adianta só querer, para ser o melhor é preciso se dedidar, e se dedicar muito. E acho que é nesse trajeto que mais aprendemos, que mais crescemos. Se no final das contas, não formos "os melhores", com certeza seremos "muito bons"! Did I make any sense??? Hehehe


Enfim, não tenho dúvida nenhuma de que lá foi o lugar perfeito para começar. Com um chef que é a "larrouse gastronomic" e um sub-chef sempre pronto a ensinar, mostrar, mandar provar, mostrar de novo. Aos poucos fui conquistando o meu espaço e tudo foi feito com muito amor, muita paixão! Claro que existiram momentos de muito estresse, muita loucura, gritos e palavrões, mas tenho a impressão que isso faz parte de (quase) todas as cozinhas do mundo. Não há humor que não se altere naqueles dias que tudo parece dar errado..que tu te queima, te corta, que a comida parece estar viva...naqueles dias que os colegas do outro turno usaram o teu "mise en place" e esqueceram de avisar...e que tu só te dá conta que a tua brunoise de cenouras desapareceu da geladeira na hora que vai usar. Coisas assim, que fazem parte do nosso dia-a-dia..coisas que enchem o nosso corpo de adrenalina na hora do corre-corre e de alegria na hora que os pratos saem lindos em direção às mesas.


Eu amo tudo dentro da cozinha..claro que não tudo todos os dias, mas geralmente estou muito feliz de estar naquele pedacinho do restaurante, com todos os seus aromas, seus sabores..seu calor terrível no verão, seu calorzinho gostoso no inverno. Enfim, é um lugar onde me sinto em casa, me sinto "por dentro da situação", me sinto confortável, me sinto eu!


2 comentários:

  1. Wooowwwwwwww... Vc eh muito da fina!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eu mais gostei no blog? Uma coisa que meus professores desse mesmo curso que tu fez, mas no meu caso em publicidade, sempre falam: vai lá e faz. E tu foi lá e fez.

    Foi a melhor da turma e ganhou o estágio. No caso do meu curso não ganhava o estágio, mas tinha grandes chances, mas eu não cheguei nem perto de ser a melhor e tudo isso porque não fiz todo o esforço de cortar o dedo, me queimar e sofrer com todas essas coisas que no teu caso foi na cozinha e no meu, na agência.

    Mas é bom ouvir essas histórias pra ver que no começo tu também ficou megaconfusa e que o teu dia de ser a melhor chegou e tu nunca mais parou. =]

    Parabéns mais uma vez. Quando eu for a melhor, eu conto. :*

    ResponderExcluir