segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Receitas




Receitas...tem gente que não dá a sua de jeito nenhum..outros dizem que é receita de família e que não podem passar adiante...eu, sinceramente, não me incomodo nem um pouco em dar receita das coisas que faço. Não tenho nenhuma receita secreta e se eu não der é porque é receita de alguém que me deu e pediu que eu não desse pra mais ninguém, hahahh..que confusão!
Bom, e como algumas pessoas me pediram receitas, aqui vai a primeira receita que eu criei...sozinha e usando alguns conhecimentos, um pouco de memória degustativa e muita, muita vontade de comer a torta de sorvete, da marca de mesmo nome "Torta de Sorvete" que tem em Porto Alegre..e talvez tenha em algum outro lugar, não sei.
Sempre amei aquela torta e sempre achei muito cara..então, da última vez que comi tentei prestar atenção em cada detalhe, cada ingrediente, tentando decifrar o que fazia daquela torta algo tãoooo bom! Cremosa, com crocantes do merengue e calda de chocolate.
Numa das minhas aulas na escola de gastronomia, conversei com a professora de doces e ela me deu algumas dicas..fui pra casa e tentei fazer...e deu certo!!! Não sei se é a receita que eles usam, provavelmente não..mas faz muito sucesso lá em casa e em todos os lugares pra onde eu levo..muita gente que prova, pede e a receita..e é claro, eu dou.
Sempre faço no Natal (não consigo escapar dos pedidos), então achei que seria uma sugestão legal, e fácil, pra quem quiser agradar a family neste final de ano!
A fotinho é do natal de 2007, na tão esperada hora a "torta de sorvete" (e os meus cabelos, quanta diferença, hahahah)
Boa sorte..se alguém fizer, depois me escreve contanto o resultado
P.S Coloquei leite condensado na receita, porque apesar de ser um ingrediente que não faz parte das sobremesas "sofisticadas" , é uma coisa que eu AMO e que deixa tudo com gosto bom, até pedra!

Para uma torta média (tamanho de forma de pudim)
1 lata de leite condensado
meio litro de leite
3 gemas
Misturar tudo e cozinhar em fogo baixo (muito baixo) até fazer um creme grosso..cuidado, se ferver, vai "separar" e vai ficar uma porcaria..tem que cuidar como se fosse um creme inglês..na hora que começar a ferver, tira do fogo e mexe rápido.
Esfriar e reservar.
Com as 3 claras, fazer um merengue italiano. Merengue italiano é aquele que coloca uma calda quente de açúcar no momento que está batendo as claras. Isso faz com que ele tenha mais estabilidade, e não "separe" depois de algumas horas na geladeira.
Para o merengue italiano:
3 claras
150g de açúcar
50 ml de água
Fazer uma calda com o açúcar + água..quando estiver fervendo, despejar em fio no merengue que está na batedeira. o merengue já deve estar bem firme na hora de despejar a calda e a batedeira deve continuar ligada durante todo o processo. Deixar batendo até que o merengue esteja frio. Reservar
Fazer um chantili com 150g de creme de leite fresco. Tem que ser creme de leite fresco, o de caixinha não adianta. Se não tiver creme de leite fresco, pode usar 100g de nata + 50g de leite...Bater até dar ponto de chantili..mas cuidado, se bater muito vai virar manteiga. Bata até que fique cremoso, mas ainda líquido. Adicionar umas 4 colheres de açúcar. Reserve
Faça uma calda de chocolate com chocolate derretido (100g) + creme de leite (150g) + leite (100ml). Forre o fundo de uma forma média e funda com a calda de chocolate. Por cima da calda, colocar merenguinhos. Deixar no congelador por uns 20 minutos. Na verdade, o melhor é preparar a forma com o chocolate logo no início, assim, quando os cremes estiverem prontos, a forma já vai estar pronta também.
Misturar os 3 cremes: creme de ovos + chantili + merengue. Mexendo delicadamente de baixo pra cima. Colocar na forma (já pronta com a calda de choco no fundo) e deixar gelando por umas 6 horas. Aquecer o fundo da forma (na boca do fogão) na hora de servir...

Boa sorte!
Beijos e Feliz Natal pra todos!!! Quinta-feira estaremos indo viajar, então acho que vou ficar uns dias sem escrever..mas em 2010, espero voltar cheia de novidades sobre coisas deliciosas que comi no final de ano!!!

2 comentários:

  1. Oi filhota, hoje entrei, acredite se quiser, justamente prá te pedir a receita da torta de sorvetes,,,,que sincronismo o nosso. obrigada. Beijão, da mamãe Gisela.

    ResponderExcluir
  2. Muita sincronicidade!!! é o amor e a saudades!!!

    ResponderExcluir