segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Antes do início


Começar o blog com uma história sobre o meu "encontro" com a cozinha pode parecer longo demais para quem for ler, se é que alguém (além da minha mãe) vai se dar ao trabalho de entrar aqui...mas tudo bem, acho que estou escrevendo para mim mesma.

Sempre gostei de escrever e hoje, as 4 da manhã, depois de ler quase todos os post da Roberta Sudbrak (chef que admiro muito), resolvi começar algo que talvez não dure muito tempo...mas de qualquer forma, vai ser interessante pra mim.

Acho que sempre fui apaixonada por cozinhar, desde pequena, eu que fazia a maionese para a salada de batatas do domingo, os bolos dos meus aniversários, bolachinhas para dar de natal, sorvete caseiro e tudo o mais que estivesse no caderno de receitas que ganhei da minha dinda quando eu tinha uns 8 anos.

Talvez tenha sido ela a minha grande inspiradora, já que sempre gostou de cozinhar e tinha em casa (ainda tem) muitos livros, pastas e cadernos de receita.

De qualquer forma, na hora de escolher uma profissão acabei por ignorar esse amor inato e, com 17 anos, entrei na faculdade de jornalismo da PUCRS, a Famecos. No começo até gostei, não do jornalismo, é verdade, mas sim da Publicidade. Tentei até trocar de curso. Como não aceitaram, resolvi fazer vestibular de novo. Dessa vez, Biologia, na UFRGS. Digamos que amei o primeiro semestre (não as cadeiras, mas aquela energia de "ser aspirante à bióloga), dormi em quase todas as aulas do segundo semestre (época em que conheci o Adriano, meu marido) e passei o terceiro semestre inteiro contando os dias para que terminasse, já que em setembro estaríamos indo para a Nova Zelândia.

Quase dois anos depois voltamos ao Brasil...Nesse meio tempo moramos também na Itália e em Londres. Conhecemos Amsterdam, Paris e Barcelona. Talvez todas essas novas experiências tenham mudado um pouco o meu "querer", que por si só sempre foi meio "mutante". Enfim, eu tentei, mas a Biologia já não era mesmo mais pra mim.

Nesse meio tempo, descobri, a duas quadras de casa, a Egas - Escola de Gastronomia Aires Scavone e essa foi a minha salvação. Lá eu me reencontrei com a cozinha e me apaixonei por coisas que antes eu pensava detestar..mas essa história eu conto mais pra frente.

Por intermédio do curso, fiz estágio no Bistro Da Rua, que foi a minha grande escola..mas essa história eu também conto mais adiante.

Depois de 1 ano e meio no Bistro da Rua, decidi que era hora de seguir os conselhos de Daniel Boulud, colocar uma mochila nas costas e sair mundo a fora em busca de experiências e aprendizado. Então, cá estou! Desde março deste ano trabalho no The Wet Fish Cafe, um restaurante de "comfort food" em Londres. Um lugar onde aprendi a amar uma nova maneira de cozinhar...

4 comentários:

  1. Eu sou orgulhosa de minha filha, que ainda vai ser uma grande Cheff e ganhar muito dinheiro fazendo o que gosta. E ainda vai adorar a comidinha da mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Que blog só pra tua mãe nada. Se escrever os posts que nem cozinha, serão um sucesso. Passa a receita do único curry que gostei na vida. :)

    ResponderExcluir