quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um pouco de neve, a cara do Natal (???)


É engraçado como tudo muda de um canto do país para o outro simplesmente por causa clima. Muda a temperatura, os cheiros, os gostos, as roupas, as cores, o astral das pessoas...muda tudo. Para mim, no Brasil o clima do Natal começa a invadir minha vida assim que o jasmineiro da minha vó começa a florir. Aquele perfume doce, misturado com um ar quente, é a cara do Natal. Se eu sentar na sala da minha mãe e fechar os olhos, sinto como se estivesse na sala da minha avó, quando todos éramos pequenos e fazíamos o amigo-secreto dos adultos separado do amigo-secreto das crianças. Quando ficávamos tentando espiar a árvore de natal cheia de presentes, pela porta de vidro da sala. Quando esperávamos a chegada do "papai Noel" e nem notávamos que um dos adultos da casa não estava presente no momento que o "velhinho" chegada...até o dia em que eu percebi que as mãos do papai Noel daquele ano, eram iguais às mãos do MEU pai. Acho que o cheiro do jasmineiro sempre vai me trazer recordações que aquecem a alma e o coração, que me fazem lembrar da melhor época da vida, dos melhores "natais" da minha vida..do tempo que todos estavam lá, juntos!

Mas hoje, estando aqui, nesse frio de quase zero graus, o cheiro do Natal é completamente diferente. Com certeza bem mais próximo daquele Natal que vemos em filmes...outro clima de Natal, mas nem por isso menos encantador.

Aqui o cheiro é de frio, da fumaça das castanhas assadas que se vende pelo centro. Aqui as cores são outras..muito mais cinzas, escuras...ou talvez branco, quando neva...Hoje nevou por aqui..bem pouquinho, é verdade, mas nevou. Por aqui, a ceia de Natal é outra...comidas mais pesadas e quentes pra enfrentar o frio. Bolos de frutas, ricos em açúcar mascavo e frutas secas. Peru com "cramberry sauce", "mince pie", "roast potatos", "mulled wine (nosso quentão), couve de bruxelas, farofas de castanha...e os supermercados estão cheios de coisas deliciosas para a ceia..muitos queijos, vinhos, doces...que delícia! Se eu tivesse um desejo de Natal, seria ter toda a minha família aqui comigo..e então eu faria uma mesa linda, cheia de comida boa, quentinha e cheirosa! Talvez fossemos manter a nossa tradição e comemorar o Natal na véspera, como fazemos no Brasil. Aqui, eles comemoram no meio dia do dia 25. Todos almoçam juntos, estouram os crackers e usam os chapéus que vem dentro deles...hehehe...não entendeu nada? Pois é, eu disse para as minhas amigas do trabalho que no Brasil nos não temos "crackers", e elas não queriam acreditar em mim.

Cracker são esses pacotinhos da fotinho ali de cima. Cada 3 pacotinhos formam um cracker. Uma pessoa puxa em cada ponta, e quando eles estouram, de dentro saem: um chapéu, um brinde e uma pergunta do tipo "o que a laranja disse pro tomate?".

Enfim, acho que o clima de Natal, apesar de ter outros cheiros, outras cores e outros gostos, está presente dentro de cada um de nós e é formado por tudo aquilo que já vivemos nessa época tão especial!

Que todos tenhamos um FELIZ NATAL, com paz e amor ao lado das pessoas que amamos (ou longe delas, no meu caso)!

2 comentários:

  1. Eu te mandei o cheirinho da tua lembrança de Natal! Mas acho que ainda não chegou. Beijos. Gisela

    ResponderExcluir
  2. Camila, aqui num calor de quase 30°, aproveitamos para, também desejar a tí e o Adriano um natal cheio de emoções, aromas, sabores e boas lembranças. Aliás acreditamos que lembrança é uma forma de aproximação independente da distância. Parabens pela iniciativa. Gostamos muito do estilo.
    Abração
    Zilmar e Mariana

    ResponderExcluir