quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O cliente tem sempre razão...


Será? Olha, acho que não concordo muito com isso não. Acho que o cliente tem razão, quando tem razão..mas SEMPRE é muito abuso.

Eu, como cliente, nunca fui abusada, nunca destratei ninguém nem agi como se "pudesse tudo" só porque estou pagando. Pelo contrário, sempre me coloquei do outro lado, do lado de quem está atendendo, servindo, cozinhando.

É claro que todos têm o direito de reclamar quando algo não é bem feito, ou de exigir que o serviço seja feito com qualidade, ainda mais quando se paga um alto preço por isso.

Mas não é a isso que me refiro. A minha bronca é com aqueles clientes que abusam desse "poder" e extrapolam. Já no Brasil isso me incomodava. Mas aqui em Londres isso é ainda pior. Não sei se é só no restaurante onde trabalho (que permite que eles sejam assim) ou se é algo geral, mas os clientes aqui são muito abusados.

Por exemplo, domingo passado foi Valentine´s Day (dia dos namorados) e elaboramos um cardápio especial para a data. O cardápio era composto por 3 diferentes pratos principais: um peixe, um cordeiro e um risoto. Recebemos uma ordem com dois peixes. Tudo certo, mandamos pro salão. Meio minuto depois o garçom volta e diz que o cliente "se confundiu" e pediu errado. O cliente, amado, não queria o peixe, ele queria o cordeiro.

E aí? o que fazer? Obviamente não vamos criar um climão em pleno Valentine´s Day e dizer pro cliente que se ele pediu errado, o problema é dele. Lá fomos nós fazer o cordeiro pro cliente querido.

E detalhe, isso aconteceu duas vezes na noite. Ou seja, eles erram e nós que temos que pagar? Eles se confudem e nós temos que jogar fora todo um prato e interromper o serviço (que estava indo perfeitamente bem) para refazer o pedido? Sinceramente? Não acho certo.

E, se eu fosse cliente (como muitas vezes sou) e pedisse algo por engano, ia até ficar chateada por comer algo que não estava nos meus planos, mas com certeza não teria a cara de pau de pedir pra trocar.

Acho isso um abuso e se um dia eu tiver meu próprio restaurante, não vou aceitar esse tipo de coisa. Claro, talvez sendo eu a dona, meu pensamento mude. É muito mais "negócio" jogar um prato de comida fora do que perder um cliente. Mas eu me incomodo não só por desperdiçar comida, ou por interromper o andamento do serviço, eu me incomodo por ter que aceitar esse tipo de coisa.

Outra coisa que me incomoda muito, e essa muitas vezes não aceito, é aquele cliente que pede "o filé, com as batatas que acompanham o peixe, com o molho do frango, mas sem creme de leite..ah, e dá pra colocar um pouquinho de arroz extra, por favor?"

Por favor digo eu! Não, não dá! E se quiser arroz, vamos cobrar uma porção extra!

Minha cozinha não é a casa da mãe Joana, onde cada um cria seu próprio prato e muda meu cardápio ao seu bel prazer. Alguma alteração pode até ser aceita, mas tudo tem limite. Por acaso está escrito no fachada do restaurante: Seja chef por um dia, monte seu próprio prato?

Não, não está escrito, então não inventa!

Ás vezes as trocas que eles pedem são tão terríveis e dariam num resultado tão desastroso que dá vontade de fazer, só por maldade, só pra eles aprenderem a não "inventar moda".

Aliás, a idéia de escrever esse post surgiu agora a pouco, depois que eu li o último texto que a Roberta Sudbrack postou no seu blog. Entre outras verdades, ela fala o seguinte:


"Não há como negar que nós, os cozinheiros, somos um pouco temperamentais demais, um pouco vaidosos demais, um pouco ditadores demais. Apegados demais às nossas receitas. Trocar batatinhas por um arrozinho pode não ser uma boa ideia. Dependendo do momento pode ser perigoso!"


Então, tentando não ser tão ditadora, eu até aceito, ás vezes, que me peçam alguma alteração, mas o bom senso tem que vir de ambas as partes...e o respeito também. Acho que isso está faltando por aqui, pricipalmente por parte dos comensais.




E a fotinho, e o Peach Melba com anglaise de pistache, que foi uma das sobremesas do Valentine´s Day!

Um comentário:

  1. esse texto é a tua cara! hehehe tens toda razão vão udo se catar esses clientes folgados! bjocas

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