terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aligot, a saga!
















" Aligot é um prato tradicionalmente feito no sul de Auvergne (Aveyron, Cantal e Lozère) região da França feito de queijo Tomme derretido e misturado com purê de batatas, muitas vezes com alho. Na França, por vezes, uma grande quantidade é feita em uma panela grande e é vendida fresca para os que gostariam de comprá-lo no mercado.
Este prato foi originalmente feito de pão por
monges que o prepararam para os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, mas as batatas foram substituídos após a sua introdução para a França, porque eles permitiram que uma consistência mais desejável".
Pois bem, na última sexta-feira de noite, estava eu na cama, tentando dormir, quando comecei a pensar no cardápio que faríamos na segunda (ontem), no nosso evento mensal chamado "Supper Club". A carne já estava decidida..seria avestruz. Precisávamos só de um acompanhamento com um preço regular, mas nem por isso desinteressante. Fui pra internet pesquisar...não lembro exatamente como, a idéia do aligot surgiu na minha cabeça.
Claro que eu já tinha lido e ouvido falar sobre ele, mas até então nunca tinha feito. Achei um vídeo o Alex Atala mostrando como se fazia..e dizendo que não era esse bicho de sete cabeças que todo mundo fala. Realmente, o prato é simples: purê de batatas com queijo...quer coisa mais fácil?
O único "inconveniente" disso tudo, foi que eu resolvi fazer o aligot sem levar em consideração que o jantar seria para 40 pessoas..ou seja, a panelinha que o Atala mostra no vídeo, foi substituida por duas panelas gigantes...e o trabalho que parecia simples, me tomou quase 4 horas e muita, muita energia.
Lá fui eu cozinhar 10 kg de batata (sim, nós duas, eu e a Amy, erramos no cálculo e fizemos aligot para 80 pessoas). Depois descascá-las quentes..até aí tudo bem...chato, mas fácil...O problema começou na hora de fazer o purê..e detalhe, não pode ser um purê qualquer...tem que ser um purê perfeito e cremoso, sem nenhum pedaço de batata.
Amassei, amassei, amassei e amassei..depois coloquei na batedeira..bati, bati, bati, bati...Foi pra panela...Comecei a mexer (10 kg de batata) e como estava muito pesado, dividimos em dois...mexe aqui, mexe ali...não, mas não estava bom..ainda estava com bolinhas...
Tirei do fogo e tentei acabar com as bolinhas com o mixer...tava dando certo, mas muito demorado...a idéia boa chegou e colocamos no processador...pronto, ficou perfeito, macio e cremoso...e volta pro fogão, volta pra duas panelas..
Ô bagunça, ô sujeira...mas tava dando certo. Começamos a colocar o queijo..e mexe, mexe, mexe...Olha, deu trabalho..mas deu certo! Na hora que comecei a "brincar" com ele para dar elasticidade, me senti uma criança, de tão feliz e emocionada, passando o aligot de uma colher para a outra.
Foi muito cansativo, mas valeu a pena..o aligot ficou uma delícia e foi a estrela da noite...era só o que se falava no salão.."O que é esse aligot?"alguns vieram perguntar. Eu estava abrindo a boca pra dizer: é só purê de batata e queijo...mas a Amy, sabiamente, me interrompeu e disse: é segredo, e muito trabalho..levou 5 horas pra ficar pronto!
Tá certa ela, depois de tanto suor, não vale transforma-lo em algo simples..apesar de ser!
Nas fotos ali de cima vocês podem ver o trabalhinho que deu..e na primeira foto, eu feliz, "brincando" com ele.
Na verdade, o jantar inteiro foi um sucesso, vou fazer um novo post com o cardápio e as fotos dos pratos..
E, quem quiser se aventurar, o link do vídeo do mestre Alex Atala é esse aqui:
Mas já aviso: "Crianças, não tentem fazer isso em casa" , ou pelo menos não para 40 pessoas!

Um comentário:

  1. bah to com muita fome so de ler! Faz pra nós quando chegar aqui? Por favorrrr! Bj

    ResponderExcluir