quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Eu e a pasta americana... Uma relação duvidosa!

Quem me conhece sabe que paciência não é meu forte e quem já trabalhou comigo sabe o quanto eu torcia o nariz para a confeitaria.
A adrenalina, a correria e a improvisação da cozinha sempre me seduziram muito mais... Essa coisa de ficar pesando "ingredietinhos" e fazendo "decoraçãozinha" nunca me atraiu. Esse fatores, aliados à minha paciência zero, sempre me fizeram passar longe da "patisserie".
Pois bem, eis que o mundo dá voltas e ainda sem entender muito bem quando e porque, eu comecei a me interessar pela parte doce da coisa.
Na verdade, decidi rever essa coisa da confeitaria pelo simples fato de que os horários de trabalho podem ser (as vezes) muito mais humanos. As possibilidades de abrir um negocio são um pouquinho mais fáceis e dependendo pode-se até trabalhar em casa.

Enfim, peguei gosto pela coisa e dia desses me veio na cabeça a idéia infeliz de tentar aprender um pouco sobre sugarcraft. Li bastante sobre o assunto e comprei dois livros pra começar a me familiarizar com o assunto. Li vários blogs e quase todo mundo diz a mesma coisa: pasta americana é ingrata! Pura verdade!

No primeiro dia fiz o fondant, já que aqui na China não tenho idéia de onde poderia encontrar. Ele ficou muito duro e se quebrava facilmente, então só brinquei um pouquinho, tentei algumas coisas como rosas e laços e modelos de bichinhos.
Massa de modelar é mil vezes mais facil, mas de qualquer forma não me lembro de ter sido uma criança muito prodígio no campo artístico.

Bem, terminei o dia satisfeita e pensando no que praticar a seguir.
No dia seguinte me emocionei um pouco com algumas fotos de trabalhos maravilhosos que encontrei pela internet e resolvi fazer o design do meu bolo. Fiz uma coisa bem basiquinha, de acordo com aquilo que eu sabia (pensava) que conseguiria fazer. Fiz um novo fondant que dessa vez ficou muito mais maleável e bem mais resistente. Moldei alguns lacinhos e pastilhas pra deixar pronto para o dia da montagem. Fiz os pães de ló e o recheio, que pelo o que eu li deve ser muito simples, evitando aqueles que podem dessorar. Pra não dar muito trabalho escolhi leite condensado cozido (doce de leite).
Os resultados do segundo dia foram muito bons e me surpreenderam. Os laços ficaram bem feitinhos e não quebraram.
Tudo isso me levou a crer que o bolo ficaria lindo. Doce ilusão!!!

Hoje cheguei bem contentinha pra finalizar a minha primeira experiência com a pasta americana.
Fiz uma outra receita de fondant, igual a do dia anterior que tinha funcionado super bem, e comecei a esticar a massa para cobrir o bolo.
Pronto, ali se acabaram os meus momentos de glória! Consegui cobrir o bolo, claro...mas de uma maneira muito tosca. Várias rachaduras começaram a surgir e eu não consegui alisar muito bem. Fora isso as bolinhas eram grades demais pro tamanho da torta e eu guardei menos massa rosa do que deveria. Os acabamentos ficaram parecendo como se tivessem sido feitos por crianças e o resultado não superou as minhas expectativas presunçosas.
Claro, eu sei que é um trabalho que exige prática e que dificilmente alguem faz algo lindo na primeira tentativa...mas os bons resultados do segundo dia me deram falsas esperanças :-)
Não sei se o problema é a massa, que ainda tá dura demais ou se é somente uma questão de prática. De qualquer forma não vou desistir tão fácil e da próxima vez vai ficar mais bonitinho.

Se alguém tiver dicas, por favor...
Deixo vocês com algumas fotos da minha "primeira vez"... Um beijo e até!!!

PS. Fiquei orgulhosa do laço no topo do bolo! Essa parte ficou boa!

2 comentários:

  1. É assim que se começa, Camila! Nada melhor que a prática para aprimorar. Vai tentando que daqui a pouco fica do jeito que tu quer. Aqui no Brasil eu compro a pasta americana pronta, só tenho o trabalho de colorir e "moldar" como quero... Boa sorte nas tentativas! E não desiste, pois a confeitaria é deslumbrante! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!
    Achei muito lindinho!
    Adoro essa combinação de marrom com rosa.
    Com o tempo, vais te aprimorando.
    Como na corrida e na vida: desistir, jamais, rs!
    Beijo!

    ResponderExcluir