domingo, 16 de junho de 2013

E haja energia...fisica, mental e psicologica!!!


Oi gente, faz tempo que nao escrevo por aqui e, durante esses quase seis meses desde que comecei a trabalhar no Salt, eu pensei varias vezes "tenho que escrever isso no blog"..mas depois a preguiça (e o cansaço) tomavam conta e eu acabei deixando sempre pra la.
Hoje resolvi escrever, mas nao pra contar pra voces (meus leitores imaginarios) como esta sendo trabalhar aqui, até porque estou sempre postando fotos e mais fotos de pratos novos e coisas gostosas..Vim pra desabafar..e quem le meu blog (mais uma vez, meus leitores imaginarios) sabe que eu adoro um desabafo!
A real é, eu to PIRANDO..to surtada dentro dessa cozinha e preciso gritar bem alto pra colocar esses sentimentos pra fora!
Puta merda, nao é facil..e eu que pensei que o desafio seria o de elaborar pratos mais sofisticados e tal..Que nada! Essa é a parte mais facil..O desafio é trabalhar com uma cozinha que praticamente nao fala ingles, que praticamente nao sabe nada de nada e que nao entende nada do que eu digo ou do que eu quero!
Uma cozinha na qual 3 pessoas entendem (ao menos no sentido literal) o que eu digo,sabem trabalhar e se importam em fazer um bom trabalho. Todos os outros 6, é uma coisa ou outra..ou nada!
Muito frequentemente me sinto falando com as paredes, como uma doida repetindo mil vezes a mesma coisa. E eles dizem, "ok,ok", so para se livrarem de mim e da minha encheçao de saco!
Outro dia eu estava lendo um comentario sobre o restaurante no site do Trip Advisor, e uma pessoa escreveu que o sabor da comida era mediana (ou mediocre, dependendo da interpretaçao). Primeiramente eu fiquei super chateada e pensei, "poxa, a comida que eu faço na tem sabor mediano"... Mas a verdade é que nao sou eu que cozinho tudo e quando estou de folga nao posso controlar aquilo que eles cozinham..e quantas vezes ja provei um molho ou uma outra prepaçao que simplesmente nao tinha gosto de nada e que nao lembrava nem de longe o que eu tinha feito.
Ai fiquei ainda mais chateada, porque me dei conta que nao adianta eu ser uma boa cozinheira ou preparar menus legais e interessantes se depois nao consigo fazer com que eles reproduzam aquilo que eu fiz originalmente.
E ai que ta, um bom chef precisa ter a habilidade de fazer com que seus cozinheiros mantenham a qualidade e a constancia dos pratos..mas vou te dizer, aqui é foda! Ou talvez eu nao seja uma bom chef..sei la!
Mudando de saco pra mala, e falando um pouco de coisas boas... Apesar do stress que, as vezes, toma conta do meu ser, eu estou gostando muito de trabalhar aqui. Consegui dar aquele passinho a mais e deselvolver atributos que eu ainda tinha trabalhado. Esse segundo menu foi bem mais facil de fazer..até porque eu comecei a pensa-lo ja no começo de março.
Pesquisei bastante, li, olhei fotos, me inspirei e o resultado foi legal. Tenho passado pelas mesas durante o jantar para ouvir alguns "feedbacks" e o que tenho ouvido tem me deixado bem feliz. Algumas pessoas fazem comentarios especificos sobre aquilo que comeram e elogiam certas combinaçoes, outras tiram fotos dos pratos (se bem que até de xis as pessoas tiram foto hoje em dia).. E eu, da cozinha observo as expressoes deles quando os pratos chegam nas mesas..é legal, me deixa feliz..e no final, todo o stress vale a pena!

Um comentário:

  1. Camila eu sou tua fã, e entendo muito bem a tua angústia. São poucos que fazem o que gostam, que amam a sua profissão ! Parabéns querida e não se stresse muito, pois não vale a pena, grande bjuu... Nara Brem

    ResponderExcluir