segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hora de retomar as "panelas" da situação

Oi...vocês podem não acreditar, mas ainda estou por aqui..depois de bons meses fora do ar resolvi tomar vergonha na cara e atualizar esse pobre blog abandonado.
As razões poderiam ser muitas, e na verdade elas existem, mas só uma delas é responsável pelo meu afastamento: a minha paixão ainda está de férias...a minha paixão pelo meu trabalho.
Um ano se passou desde que muita coisa mudou na minha vida e tirou a minha cabeça dos eixos, agora não dá mais pra adiar..é hora de voltar.
Claro que durante esse ano nunca fiquei sem trabalhar, mas nunca mais trabalhei com aquele amor..aquela paixão, de olhar para um prato novo como para quem olha para a sua própria "cria"..nunca mais trabalhei sem ficar olhando o relógio, contando as horas para ir embora. Nunca mais senti aquilo que sentia e que me fazia tão feliz.
Trabalhei na Itália por 4 meses, num hotel 4 estrelas super legal e bem equipado onde tínhamos cinco câmeras frias e duas de congelamento para armazenar alimentos diversos. Tínhamos uma máquina para fechamento à vácuo muito moderno e fornos de última geração. Eu trabalhava como chef de partida das carnes e como saucier. A minha bancada era só minha, a minha geladeira só minha e MEU fogão tinha 6 chapas só para mim..e tudo funcionava perfeitamente bem. Ou seja, tudo que eu sempre sonhei em ter quando trabalhava na minha cozinha de 20m² em Londres, eu tinha ali em Turim, mas tudo que eu conseguia sentir era vontade de ir embora.
Talvez a explicação seja a carga excessiva de horas de trabalho..talvez o fato de eu estar ali o dia todo, me fazia sentir vontade de nunca estar.
Mas não era só isso. O trabalho em si também não me motivava!
Passar os dias a fazer "ragù" não é bem o que eu sonhei pra mim...Mas ali, o que mais me "matava" era a impossibilidade de criar..a impossibilidade de mostrar qualquer coisa que eu houvesse aprendido antes..até porque quase tudo que eu aprendi antes não "estava de acordo" com as leis universais daquela cozinha.
Mas enfim, o perído no hotel já ficou pra trás. A minha vida já está retornando aos eixos (pelo menos assim eu espero) e uma nova aventura deve iniciar em outubro: estamos indo morar em Pequim, na China. Lá, eu preciso voltar a me dedicar e a viver de verdade o meu trabalho..preciso me deixar envolver e me apaixonar de novo...e preciso conseguir!
Já andei olhando alguns sites de restaurantes internacionais da cidade e me parece que tem um bom mercado para chefs de outros países. Por exemplo tem o SALT http://www.saltrestaurantbeijing.com, onde a chef é uma menina (não sei quantos anos ela tem, mas parece ser mais nova do que eu) venezuelana. O restaurante é um dos mais bem conceituados de Pequim e a Chef já recebeu diversos prêmios. Tem também o Casa Brasil http://www.casabrasil.cn/ ,que é um restaurante brasileiro, mas não como aqueles que vemos sempre no exterior, com aquele "menuzinho" básico de feijoada, moqueca e aipim frito..pelas fotos o Casa Brasil parece ser um lugar que tem tudo isso e muito mais. O dono é de Taiwan mas viveu no Brasil por muitos anos e o chef e um brasileiro. Outro muito bem recomendado é o Alameda, mas esse (não sei porque) não tem site.
A perspectiva é boa e daqui algumas semanas já começo a mandar alguns currículos...depois disso é só cruzar os dedos e começar a bater perna pela capital chinesa.
Um beijo e até breve, espero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário