domingo, 27 de fevereiro de 2011

Verdades universais da cozinha

Ando mais uma vez sumida, eu sei. Mas dessa vez eu tenho como explicar: estou trabalhando num hotel 4 estrelas aqui em Torino e trabalho simplesmente o dia inteiro. Entro as 9 da manha. As 15h tenho um intervalo. Retorno às 18:30 e vou embora quase 11 da noite. Esta foi a minha quarta semana e desde que comecei a trabalhar nao faço nada a nao ser dormir, trabalhar e pedalar nas indas e vindas para casa. Ja chorei, ja quebrei coisas, ja briguei com meu namorado. Ja pensei mais de mil vezes em largar o trabalho e depois mudei de ideia. Realmente é dificil. Nao sobra tempo pra viver, mas enfim, é o que tenho para o momento. Decici resistir até o fim de junho, guardar uma grana para ter tempo de procurar algo "melhor". Dito isso, vamos ao assunto de hoje.
Quando fiz meu curso, aprendi técnicas de cozinha. Aprendi os cortes classicos, os pontos de cozimento de uma carne. Aprendi a limpar peixe e a fazer molhos e fundos. Aprendi tudo isso (e mais um milhao de outras coisas) como sendo o certo: aquilo que "se faz" por toda a parte.
Verdade?
Nao! Mentira.
A verdade é que cada chef tem "suas proprias verdades" e cada cozinha tem as suas leis.
O que para um é regra, para outro é um absurdo.
Ha que lave o peixe todos os dias, ha quem nem ao menos o congele. Ha quem o congela, descongela e depois congela de novo.
Tem aquele que enrola o queijo em filme plastico e tem o que ensina a colocar o filme plastico sobre o molho bechamel para nao fazer "crosta". O que enrola o queijo, condena colocar o plastico sobre o molho, e tem um terceiro, que tem "arranca o pescoço" se tu nao enrolar o queijo primeiro com papel de forno.
E quando se chega numa cozinha nvoa essa é a maior dificuldade (pelo menos para mim): conhecer as "verdades" do meu novo chef.
Como agir com autonomia e segurança se tudo que se foi aprendido pode estar errado?
Como usar meus conhecimentos se para o outro eles estao equivocados?
Descobri que, segundo meu novo chef, nem afiar uma faca eu sei!
Mas enfim, aos poucos vou descobrindo as verdades universais dessa cozinha.
Aos poucos também vou conhecendo a cozinha em si: qual a chapa do fogao que é torta, qual parte da grilha esquenta mais, qual frigideira é mais leve e quanto tempo demora para aquecer e esfriar. Aos poucos vou me sentindo mais em casa e inicio a sentir que "essa" parte da cozinha me pertence.
Mas acredito que por aqui nao fico por muito tempo. Até porque meu chef usa alface e frutas esculpidas para decorar os pratos de canapés!!!
Un bacio, ciao!!!

Um comentário:

  1. Sempre aprendendo né Camila... faz parte da saga viver. Ainda mais numa profissão que os egos são sempre inflados e os chefs se acham os donos da razão. Tenha calma que logo logo a má fase passa. Lembra que tu já trabalhou em wineyards na NZ, isso agora é fichinha! Sorte e persistência! :D

    ResponderExcluir